SoulCine Festival com Sidnei Nogueira

 

PROGRAMAÇÃO - 1º DIA

separador1.png

Segunda-feira - 27 de novembro de 2023 - a partir das 19h30

 

Espaço Itaú de Cinema - Augusta

SALA 1 - Rua Augusta, 1.475 - São Paulo

 

 

1º DIA - SOUL CINE FESTIVAL com SIDNEI NOGUEIRA

 

19h30: Musicalidade e sonoridade do Antigo Kemet com Rekhet Yoga (apresentação grátis no hall do cinema)

20h: Sessão ÔRÍ (1989), de Raquel Gerber

Debate após sessão: MEMÓRIA, ANCESTRALIDADE E O TEMPO ESPIRALAR COMO TERRITÓRIOS DE CURA

Com a presença de Sidnei Nogueira e com a mediação de Tatiana Henrique

 

 

ÔRÍ (1989)

Ori

Filme: ÔRÍ

Direção: Raquel Gerber

 

Duração: 1h 40min

Ano: 1989

País: Brasil

Gênero: Documentário

 

Sinopse: Sobre um panorama de um documento – história sobre os Movimentos Negros no Brasil (anos 70/80), ÔRÍ conta a história de uma mulher Beatriz Nascimento, historiadora e militante, que busca sua identidade através da pesquisa da história dos “Quilombos” como estabelecimentos guerreiros e de resistência cultural, da África do século XV ao Brasil do século XX. Esta pesquisa revela a História dos povos bantus na América e seu herói civilizador Zumbi dos Palmares.

 

Debate: Memória, Ancestralidade e o tempo espiralar como territórios de cura com SIDNEI NOGUEIRA

separador1.png
Sidnei Nogueira

Babalorisà, escritor, Mestre e Doutor em Linguística e Semiótica pela Universidade de São Paulo (USP), arteeducador, digital influencer e palestrante, Sidnei Nogueira é atualmente considerado uma das principais lideranças brasileiras nas temáticas étnico-raciais, sobretudo das pautas antirracistas (intolerância religiosa) e da diversidade.

Carismático e irreverente, carrega em suas falas conhecimentos milenares característicos a um sacerdote e aprofundamento científico, fruto de sua trajetória acadêmica. Há mais de 20 anos forma e capacita profissionais das mais diversas áreas em Direitos Humanos no Brasil. Também atuou em academias e instituições internacionais, como a Havard University (2020). Membro consultor da UNESCO-SOST. Realizou em 2023 turnê pela Europa, ministrando palestras na Jean Jaures Fondation (Paris), Casa Brasil de Lisboa (Portugal), além de cumprir agendas junto ao governo alemão e na sede da ONU.

Finalista do Prêmio Jabuti 2021 na categoria Ciências Humanas, na literatura se destaca pelos títulos: Intolerância Religiosa - Coleção Feminismos Plurais e pela coordenção do Giro Epistemológico para uma Educação Antirracista (2022). Em 2023 seguirá com outros lançamentos, entre eles: a aguardada reedição de Coisas do "Povo do Santo", pelo Selo Editorial Laroyê e sua primeira obra infantil: A Menina dos Cabelos D'Água, pelo selo Baião (Todavia).

 

Com a medição de TATIANA HENRIQUE

Tatiana Henrique

Tatiana Henrique é mãe e artista da presença. Pesquisadora de tradições orais e contação de histórias. Doutoranda em Artes pela UERJ. Atriz em audiovisual e espetáculos teatrais. Professora nos cursos de Pedagogia e Teatro da Faculdade Cesgranrio, RJ. Co-autora do livro Propostas pedagógicas para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira (Outras Letras), e Ei, Mulher!, registro crítico da performance homônima (Metanoia).

 

 

Musicalidade e sonoridade do Antigo Kemet com REKHET YOGA

Rekhet Yoga

Rekhet é uma palavra sagrada da civilização clássica Africana do Antigo Egito. Rekhet significa filosofia, ciência, sabedoria. Rekhet é a palavra que foi bem trabalhada, polida pelos Deuses. Rekhet é a semente que germina vida em nossas consciências, nos libertam de nossas amarras e de nosso estado de ignorância. Dentro desse universo milenar palavra é ação, e filosofia é a execução da ação correta, justiça, harmonia, expressa no atributo divino de Maat. Assim, Rekhet é a pratica da ação que tem como base o centramento do povo Africano em suas raízes ancestrais, retomando seu trajeto  e caminho de vida, saúde e prosperidade.

Assim, Karima Serene e Furaha Imani, vem desde o ano de 2013 pesquisando acerca das práticas do Antigo Egito, em especial a modalidade prática psico-física conhecida popularmente no ocidente como Yoga.