UM ESPAÇO DE INVESTIGAÇÃO DA CONSCIÊNCIA ATRAVÉS DO CINEMA

separador1.png
 

O festival SOUL CINE integra uma gama de manifestações artísticas e culturais que dialogam entre si, proporcionando uma experiência inovadora e profunda numa das salas mais conceituadas de São Paulo, o Espaço Itaú de Cinema - Augusta, nas manhãs dos domingos do mês de novembro de 2022.

 

 

EIXOS INVESTIGATIVOS

Soul Cine

EU & MUNDO

 

Investigações acerca da Consciência  em seu contexto.

Soul Cine

EU & OUTRO

 

Investigações acerca das  relações entre Consciências.

Soul Cine

EU & EU

 

Investigações acerca da identidade da Consciência.

Soul Cine

NÃO-EU

 

Investigações acerca da vacuidade  da Consciência.

 

SOUL CINE

separador1.png

Cada vez mais nosso contato com a realidade é atravessado pela tecnologia.

 

Para conversar e se relacionar com quem a gente gosta, uma tela muitas vezes está no meio. Para se divertir e trazer leveza em tempos tensos, um filme no cinema ou uma série na televisão. Até para desfrutar a natureza, sempre tem uma foto para lembrar depois ou compartilhar com nossos amigos, de novo, intermediado pelo digital.

 

Mas se todas estas telas parecem ser distração e até um obstáculo entre o observador e a realidade observada, elas também podem ser uma ferramenta no caminho do despertar.

 

Essa é a proposta do SOUL CINE. Na enxurrada de conteúdo disponível, a gente traz uma curadoria de filmes que são uma inspiração para buscadores e estreia festival presencial com práticas contemplativas, filmes e conversas profundas com personalidades que nos motivam na busca de uma existência mais harmônica, por dentro e por fora.

 

Filmes podem alienar mentes ou iluminar ideias – e aqui no SOUL CINE o cinema projeta sua luz na jornada de cada espectador, inspirando e trazendo algumas ferramentas que podem ajudar a romper as camadas de ilusão na percepção da realidade.

 

Nós desejamos a você uma boa sessão, uma reflexão profunda e uma auspiciosa jornada!

 

 
O MOVIMENTO DO CINEMA CONSCIENTE EM DESTAQUE
separador1.png

De acordo com um estudo feito nos Estados Unidos pela Sparks & Honey, em parceria com a Gaia TV, mais de 100 milhões de pessoas estão famintas por informações sobre como evoluir espiritualmente e viver em harmonia com outras pessoas, com outras culturas e com o planeta.

 

Conceitos sobre Consciência têm se tornado cada vez mais populares graças a famosos como Oprah Winfrey, Deepak Chopra, Eckhart Tolle, Amit Goswami e outros. No Brasil podemos notar um movimento semelhante, através de líderes como Monja Coen, Ailton Krenak, Marco Schultz, Oberom, Kaká Werá, Lúcia Helena Galvão, Pai Rodney de Oxóssi, Gustavo Gitti, entre outros.

 

Neste cenário, em paralelo com a evolução tecnológica, presenciamos o crescimento de um novo leque de obras dedicadas à espiritualidade, ao autoconhecimento ou a ensinamentos ancestrais. Como por exemplo “Comer, Rezar, Amar”, um dos primeiros grandes sucessos neste perfil; e também o documentário “Awake – The Life of Yogananda”, sucesso de bilheteria com distribuição independente. Também temos exemplos de destaque na cinematografia brasileira, como o documentário “Eu Maior”, de Fernando Schultz e Paulo Schultz; e o filme “Yoga – Arquiteturas da Paz”, de Heitor Dhalia.

 

Além da expansão dos filmes conscientes, surgem também os festivais conscientes, como “Illuminate Film Festival” nos Estados Unidos; “Native Spirit Film Festival” no Reino Unido; “Spirit Film Festival” em Israel; "Buddhist Film Festival", na Holanda, Singapura e EUA; “Bali Spirit Festival” na Indonésia, entre outros. É neste contexto que nasce o festival SOUL CINE.

 

Festivais são essenciais na cadeia produtiva da indústria artística, já que grande parte dos novos talentos de diversas áreas e filmes independentes produzidos anualmente permanecem desconhecidos do grande público, seja por falta de espaço no circuito comercial, ou pela grande quantidade de informação a que as pessoas ficam submetidas em suas rotinas - há um excesso de informação e escassez de sabedoria.

 

O festival SOUL CINE integra toda uma gama de manifestações artísticas e culturais que dialogam entre si, proporcionando ao público uma experiência inovadora e profunda.

 

A intenção do festival é oferecer um evento anual de acesso a filmes, práticas contemplativas e conversas inspiradoras dedicadas à Cultura da Paz. O festival aborda o tema da espiritualidade de forma aberta e plural, acolhendo todas as filosofias numa coexistência harmônica, sem apego a nenhuma instituição ou doutrina.

 

2 SoulCine Festival